ESPN Brasil estreia filme especial sobre vida e carreira de Osmar Santos; confira os detalhes


A ESPN prepara uma aula de memória esportiva com quase 60 minutos de depoimentos e emoções sobre um dos maiores personagens do futebol brasileiro – que, curiosamente, nunca sequer entrou em campo.

Marcelo Silva é um dos responsáveis pela pesquisa do programa especial sobre Osmar Santos, que ganhará status de superprodução pelas mãos da ESPN Filmes. “É uma satisfação pra gente falar disso, porque a emissora já fez coisas relacionadas à história do esporte, mas os grandes documentários perderam um pouco o espaço, de um tempo pra cá”, assume.

No entanto, com os 30 anos da redemocratização e os mais de 20 anos do acidente quase fatal sofrido por Santos - um dos narradores mais épicos da nossa história recente -, o grande astro não poderia ser outro.

“Com a escolha do Osmar Santos, feita pelo João Palomino [diretor de jornalismo e produção da ESPN Brasil], recebemos como desafio dar um tratamento mais apurado de captação de imagens, sonorização, textura, takes mais longos, só o “filé” da entrevista, deixar tudo mais com cara de filme. Foi um susto pra mim, porque trabalho há 17 anos na emissora, sempre fiz documentários, mas não sou cineasta de formação. Mas aceitei a missão junto com uma grande equipe, escalada pra isso”, conta ele.

Segundo o próprio Silva, o projeto deveria ter sido lançado no ano passado, quando Osmar Santos completaria 50 anos de carreira, se estivesse em atividade. Porém, no próximo dia 28 de julho (data estimada para a estreia), o narrador comemora 66 anos de vida. Achou-se então um novo gancho para todo o trabalho de pesquisa – que, inclusive, é inédito, segundo o coordenador do projeto. “Fiquei feliz por estar trabalhando com um material totalmente novo, já que nunca ninguém foi tão a fundo nessa história, mas por outro lado, senti o tamanho da responsabilidade de contá-la. Dá para fazer, no pouco que mergulhamos, pelo menos uns 40 documentários sobre a vida dele. E nunca ninguém fez, acredita?”.

O especial Osmar Santos teria, inicialmente, 12 minutos que seriam exibidos no Sportscenter, um dos programas de notícias da emissora. Mas foi ganhando corpo, aumentando de tamanho e o próprio Marcelo Silva alertou: ‘Gente, dá pra fazer uma série de oito minutos por meses, em capítulos! Foi quando então surgiu a ideia de juntar todo o material e fazer um longametragem. “Somos todos jornalistas, o Marcelo dos Santos, cinegrafista, o Roberto Salim e o Helvídio Mattos, trabalhando sobre o roteiro, assinando, fazendo tudo juntos até a finalização. Eu fiquei com a reportagem e pesquisa. Teve muita gente que nem viu o Osmar, que precisa conhecer a história desde o começo, que é muito legal”.

Osmar assistiu a todas as chamadas que já estão no ar (são 19 teasers, no site da ESPN). O filme conta com depoimentos e narrações de personagens emblemáticos, como Fausto Silva, Vladimir, Juarez Soares, Casagrande, entre outros, e traz também curiosidades, como o fato do narrador, em seus áureos tempos, falar aproximadamente 300 palavras por minuto e sua carreira como artista plástico, após o acidente – ele, inclusive, fez um quadro para comemorar os 30 anos da redemocratização.

Silva diz que muita coisa, infelizmente, ainda vai ficar de fora. Mas as principais passagens (e bordões) da vida de Osmar serão contempladas. “Fomos não só atrás do cara que provocou o acidente – que morreu há dois anos -, mas também do cara que o salvou, que o levou na caçamba de uma Pampa. Contar isso e poder dividir essa alegria nos dá um prazer enorme, estamos muito felizes. E torcemos para que isso sirva como inspiração pra outros profissionais perpetuarem a história de gente que anda esquecida, mas que merece ser contada”.

Com informações de Juliana Damasceno, em seu blog no Yahoo.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.