Direto ao Ponto: O esporte ganha mais espaço na TV Brasil


Conforme foi noticiado nos últimos dias, em que a TV Brasil adquiriu direitos das séries C e D, além da Série B (que abrangerá o restante da atual temporada e vai até 2018), e das Paralimpíadas do Rio 2016, o esporte continua a perpetuar na emissora do Governo Federal, de modo a alcançar patamares maiores e lugares com expressiva audiência - fato que já é consolidado nas regiões Norte e Nordeste, onde a rede alcança ótimos índices de audiência.

O fato é que para que uma equipe esportiva possa trazer transmissões do mais alto padrão de qualidade, seja no rádio ou na televisão, é necessário que a expansão da qualidade da transmissão corresponda à excelência que o trabalho da respectiva equipe possa fazer. Excelência, logo se traduz no âmbito de passar, com clareza e exatidão, e se possível, dar ênfase a um lance ou uma jogada de maior expressão seja qual for o esporte. Tal qual isso tem refletido na baixa qualidade de seus narradores e comentaristas, que nada mais acrescentam aquilo que já é óbvio e que o telespectador compreende bem.

Fora à parte, alguns, de maior conjuntura se salvam na equipe esportiva, como é o caso de Carlos Borges, que também é o narrador principal da Rádio Nacional. Borges, que já transmitiu a Copa do Mundo de 1998 pela extinta Rede Manchete, traz à televisão pública, à medida em que suas limitações lhe são respeitadas, aquilo que já é sua marca no rádio e que de fato enriquece a transmissão: a espontaneidade e a ênfase na narrativa, com base na visão de jogo. Certo lembrar que, quando o rádio tenta expor sua média na televisão a tendência é de que haja um "samba do crioulo doido" e que logo a mesma possa cair no buraco da discórdia.

Pois bem, vale a sugestividade desta humilde coluna em reaver alguns pontos que não estendem a importância de se trazer aos telespectadores aquilo que lhes é repassado, e que a equipe possa diferenciar o rádio da televisão e de mensagens robotizadas com ênfases emotivas.

Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Alex Dany

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.