Barcelona é o time europeu com maior audiência na TV brasileira


O NaTelinha, por Gabriel Vaquer, fez um levantamento que mostra que é possível dizer que, hoje, o Barcelona é o segundo time de cada um dos brasileiros. Mostrando que com o aumento da cobertura da TV por assinatura, o brasileiro pôde acompanhar mais de perto os campeonatos europeus de futebol. O maior símbolo de como a globalização do futebol chegou no Brasil, pelo menos segundo dados do Ibope, é o clube espanhol.

Entre 2010 e 2015, o Barcelona obteve sempre a maior audiência com um jogo entre todos os campeonatos europeus na TV por assinatura. Entre 2013 e 2015, os canais que exibem seus jogos com regularidade - Fox Sports (Campeonato Espanhol), ESPN Brasil (Campeonato Espanhol e Copa do Rei da Espanha) e Esporte Interativo (UEFA Champions League - obtiveram os seus maiores índices justamente com jogos que o time catalão estava em campo.

A ESPN tem no Barcelona como o clube de maior Ibope desde 2012. O jogo entre Real Madrid x Barcelona, ocorrido em março de 2014, é até agora o maior número atingido pelo canal esportivo da Disney nos últimos 24 meses - a média foi de 2,3 pontos. O segundo lugar fica também outro jogo do "El Clássico", exibido em outubro de 2014 - a média deste jogo foi de 1,52 ponto.

Já o Esporte Interativo também tem o que comemorar. A exibição de seus jogos na Champions League obteve a maior média entre todos os clubes na fase de grupos desta temporada. A transmissão do Esporte Interativo na TNT do jogo entre Barcelona x BATE Borisov, ocorrida em 5 de novembro, marcou 0,98 ponto na TV paga. Entre todas as transmissões do EI na Champions, o único jogo que ultrapassou este índice foi o grande clássico PSG X Real Madrid, também transmitido pelo EI na TV - esta partida fechou com 1,8 ponto de média.

Mais recente na transmissão de jogos do time catalão, o Fox Sports também começa a sentir o doce de ter suas partidas exibidas. O clube catalão já é o time que faz a Fox chegar mais regularmente ao primeiro lugar entre os canais esportivos da TV paga. A exibição do clássico entre Real Madrid x Barcelona, de forma exclusiva no último dia 21 de novembro, fez a Fox marcar a incrível média de 3,5 pontos de média com 4,4 de pico. Esse foi o segundo melhor resultado do ano no canal esportivo, superado apenas pelo embate entre Corinthians e San Lorenzo, válido pela Copa Libertadores da América, também exibido de maneira exclusiva no dia 16 de abril em pleno horário nobre .

Não é só na TV fechada que o Barcelona tem grandes índices - na TV aberta, ele também é campeão. Na temporada passada, a Globo transmitiu todos os jogos do time de Messi, Neymar e Suaréz na fase final da Champions, e fechou com 14 pontos de média. Já a Band também consegue grandes números: nesta temporada, o Barcelona tem média de 8 pontos de audiência contando todos os seus jogos transmitidos, contra 6,5 do Real Madrid, o segundo mais mostrado. Isso explica também o porquê do Barcelona ser o clube com mais transmissões de jogos em TV aberta entre todos os times europeus: 23 só este ano. E o número vai aumentar: a Globo irá exibir a final do Mundial de Clubes no próximo domingo (20), onde o time da Catalunha deverá estar, juntamente com o River Plate da Argentina.




Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.