Canal Brasil estreia série sobre o Campeonato Anual de Favelas do Rio


Poucos são os quilômetros entre o bairro do Sampaio e o estádio do Maracanã, ambos localizados na Zona Norte do Rio de Janeiro.

As duas realidades, no entanto, estão separadas por anos-luz, e enquanto um dos maiores templos do futebol mundial recebia a final da Copa do Mundo, com seus craques de salários milionários e estruturas de alta tecnologia, os enlameados gramados populares de sua vizinhança abrigavam o Campeonato Anual de Favelas do Rio de Janeiro. O cineasta Eryk Rocha gravou os bastidores do evento e, sob uma narrativa documental, em tom de ensaio poético sobre o encanto do esporte, transformou seus registros em uma série de quatro episódios – em sua maioria, compostos por imagens inéditas inutilizadas no longa-metragem homônimo do mesmo diretor, exibido como parte da programação do Festival do Rio.

Cada capítulo retrata a importância da taça de melhor time das comunidades cariocas sob uma ótica distinta. O público acompanha os depoimentos do juiz responsável por arbitrar a grande final, do técnico de uma das equipes, dos jogadores e dos moradores do lugar, que lembram a história dos confrontos e sua relevância à vida daquele bairro, onde o futebol ganha ainda mais espaço devido à ausência de opções de lazer. A ligação entre o esporte e a arte, no entanto, está presente em todos os episódios, e o diretor faz uso de uma trilha sonora de compositores eruditos como Villa-Lobos e Wagner para exemplificar sua tese, concedendo igual beleza entre uma sinfonia e uma bola que estufa a rede do adversário.

Estreia: terça, dia 19/01, às 20h30.
Alternativos: sexta, às 17h30 e sábado, às 13h.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.