Guia de Natal: Os melhores documentários sobre esportes disponíveis na Netflix


Por Dyonathan Lavall. 
Colunista do Midiaesportiva.net.

Muitos aproveitam o natal para assistirem filmes, documentários e séries do gênero esportivo. Aqui, vou indicar alguns documentários que envolvam esportes, de uma forma ou de outra, que estão disponíveis no Netflix.

O Primeiro que destaco é o incrível “The Class Of 92” que fala sobre uma geração que fez história no Manchester United: Beckham, Giggs, Scholes, Gary Neville, Phil Neville e Nicky Butt.

Mesmo sendo torcedor do Liverpool, deixo a rivalidade de lado e vale a indicação. Acima de tudo, o futebol agradece esses seis.

O Segundo indicado é do Homem mais rápido do mundo. Sim, ele mesmo: Usain Bolt. O documentário “Usain Bolt: The Fastest Man Alive” nos mostra sobre a vida daquele que se tornou uma lenda viva do atletismo e do esporte mundial.

O terceiro que vale ver nesse Natal é “Democracia em Preto e Branco” que fala sobre a democracia Corinthiana nos anos 80. Democracia que foi feita por nomes como Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon. É sem dúvida um movimento histórico social que faz parte da construção da democracia brasileira e do futebol brasileiro. Deixe de lado a rivalidade e veja.

"Nono: A Dockumentary" fala sobre Dock Ellis que foi um jogador de beisebol americano. Talvez você não conheça a história dele, assim como eu não conhecia. Mas você vai querer ver, certamente. Além de se posicionar fortemente contra o Racismo ele jogou uma partida perfeita em 1970 sob o efeito de LSD. O documentário retrata esse fato e sua carreira. Anos depois ele falou sobre o episódio: que sob o efeito de LSD na partida, as vezes ele conseguia ver o receptor, e as vezes não.

Certamente Lance Armstrong e sua revelação que se dopava frustrou o mundo do esporte e do ciclismo. *Vale a pena ver a sua entrevista para a Oprah, onde ele fala sobre o doping, por sinal*. O documentário: “Espirito Limpo – No coração do tour” vai contra todos esses escândalos de doping que abalaram o ciclismo, e mostra um time de elite durante a Tour de France provando que não usa anabolizantes.

“Hoop Dreams” vai além do famoso clichê de apenas falar sobre o sonho de dois jovens se tornarem jogadores de basquete. O documentário é de 1994, e está entre os 1000 melhores filmes de todos os tempos em uma lista feita pelo jornal The New York Times. Diferenças sociais, culturais, a pressão dentro e fora de quadra. Vale a pena.

Como era estar no Ring com Muhammad Ali? Você já deve ter ouvido falar desse nome. Um dos maiores boxeadores de todos os tempos, se não o maior. Em “Facing Ali” (Encarando Ali) astros do boxe contam como era encarar ele no Ring.

Por fim, assistir algo sobre um dos gênios do futebol, nunca é demais. “Maradona por Kusturica” mostra que Maradona não é apenas um drogado acima do peso. É outro lado que nos é mostrado, até um lado família de Maradona que muitos achavam que ele não tinha. Inclusive eu.

Outros que valem a pena a menção: “The Battered Bastards of Baseball”, “Maravilha” e “Mata Mata”.

Bom Natal!



Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.