Retrospectiva 2015: Esporte Interativo




O Esporte Interativo teve um ano bastante agitado em 2015. E, apesar de sua audiência na TV paga não ser das maiores, o canal não pode mais ser considerado um pequeno, após a investida da Turner e a conquista da exclusividade do torneio de futebol mais importante do mundo.

Copa do Nordeste: Mais uma vez, um dos grandes destaque do ano no Esporte Interativo fica pela cobertura da Copa do Nordeste. Com vários jogos sendo transmitidos ao vivo na TV e na internet, o canal teve a maior cobertura da competição regional, inclusive com uma boa quantidade de transmissões in loco. Diferentemente do ano passado, as finais não foram transmitidas no canal Space.

Estaduais nordestinos: Com uma forte presença no Nordeste, os canais Esporte Interativo também se encarregaram de transmitir vários torneios estaduais do Nordeste em 2015, assim como foi em 2014. 

Novo visual: Em julho, o Esporte Interativo apresentou seu novo visual, que contou com novos logotipo, videografismo. cenários e grafismos para seus programas. O visual foi apresentado dia 27 de julho, sendo o "primeiro passo" para a transmissão exclusiva da UEFA Champions League. O novo visual foi criado pela Turner, empresa norte-americana que investe no Esporte Interativo.

Novos estúdios: Assim como a ESPN mudou os estúdios e a FOX os cenários (em São Paulo), o Esporte Interativo também fez obras e apresentou novos e modernos estúdios no final de julho. Todos os seus programas ganharam cenários modernos, com telões e luzes LED que trocam de forma eventual. Além disso, seus programas ganharam novos e modernos grafismos.

Série D: Um dos triunfos do ano, o Esporte Interativo adquiriu os direitos da Série D do futebol brasileiro. A transmissão foi tido como "triunfo" por apostar no futebol brasileiro "alternativo", fato que deu bons índices de audiência para a emissora.

Extinção do Esporte Interativo Nordeste: Com o remanejamento dos sinais para a preparação da cobertura exclusiva da UCL, o E+I optou pelo cancelamento do canal "Esporte Interativo Nordeste", que era um canal transmitido nacionalmente, mas focado no esporte nordestino. Apesar do sucesso com o público-alvo e equipes locais de reportagem, esta foi a saída que o Esporte Interativo achou para a transmitir a Champions na TV paga.

EI Maxx: Para transmitir a UEFA Champions League na TV fechada, o Esporte Interativo precisava arrumar sinais para isso. Com o cancelamento do Esporte Interativo Nordeste, o E+I usou este sinal vago e lançou o canal "Esporte Interativo Maxx" canal voltado para reprises (e atrações simultâneas) de programas do Esporte Interativo, além de atrações focadas no futebol europeu. O canal "EI Max", que era exclusivo da internet, foi renomeado para "EI Maxx 2" e tem seu sinal disponível para as TVs por assinatura.

Estréia fantasma da UCL: Depois de muita preparação, finalmente tivemos a estréia da UEFA Champions League no Esporte Interativo pela TV paga. Os canais "EI Maxx" e "EI Maxx 2" transmitiam pela 1ª vez os jogos da UEFA Champions League. Dois jogos ao vivo na TV e todos os outros ao vivo na internet, com narração e comentários em português, através da plataforma "E+I Plus". Entretanto, a estreia da competição pelo Esporte Interativo foi acompanhada somente por (no máximo) 12% de assinantes na TV Paga, pois os canais estavam fora das principais operadoras do país.

Jogos ao vivo em canais alternativos: Meses depois dos executivos do Esporte Interativo dizerem que os jogos seriam exibidos apenas e somente nos canais do grupo, o canal voltou atrás. A partir da 4ª rodada, jogos passaram a ser transmitidos ao vivo nos canais Space e TNT. Os canais, pertencentes ao grupo Turner, estão presentes em todas as grandes operadoras de TV paga, permitindo todos os assinantes acompanharem as transmissões dos canais Esporte Interativo.

E+I na NET e Claro: O final do ano reservou uma boa notícia para os assinantes da NET e da Claro. Após anos de imbróglio, finalmente os canais Esporte Interativo entrarão em duas das três maiores operadores de TV paga do país, sendo finalmente acessível por um grande público. Os canais "EI Maxx" e "EI Maxx 2" entrarão em meados de janeiro em ambas as operadoras. Para se fixar em todas as grandes operadoras do país ainda resta fechar negociação com a SKY.

Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Fabrício Carvalho

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.