Retrospectiva 2015: FOX Sports




O FOX Sports começou há três anos e já é um dos maiores canais esportivos do mundo. Em 2015, apesar de nem tudo ter sido perfeito, o movimento crescente seguiu e o canal adquiriu novos profissionais e eventos, além de estrear programação nova.

Estreia de PVC: Logo no primeiro dia do ano, um dos maiores acontecimentos do FOX Sports. A estréia do comentarista Paulo Vinícius Coelho, que era recém-chegado da ESPN Brasil. Sua estréia ocorreu no clássico Tottenham 5x3 Chelsea pela Premier League, jogo narrado pro Gustavo Villani, que viria a se tornar o principal narrador da emissora.

Clima pesado com RMP (1): Nem tudo foi perfeito no FOX Sports em 2015. O ano começou conturbado após uma discussão sua com o comentarista Fábio Sormani no programa "A Última Palavra". Descordando de uma afirmação de seu colega, RMP foi para os comerciais ofendendo o jornalista. Os dias seguintes foram pesados para ele, pois o que se relatava era que RMP estava sendo evitado na sede do canal e a direção pediu para ele se desculpar, ameaçando tirá-lo do ar. Após três semanas, Renato e Sormani fizeram as pazes ao vivo.

Novo visual: Em fevereiro, com o início da Libertadores, o FOX Sports ganhou um visual completamente novo no Brasil. O visual já estava presente na versão asiática do canal e foi adotado como "global", já que outras filiais também adotaram o visual.

Histórica cobertura da Libertadores: A Libertadores em 2015 teve provavelmente sua maior cobertura na história da TV brasileira, e muito disso foi por causa do FOX Sports. O canal teve direito a quase todos os jogos da competição ao vivo e transmitiu quase todas as partidas de brasileiros in loco (exceto os jogos mostrados no FS2), com equipes completas, dentro e fora do Brasil. Sem contar as várias horas de cobertura jornalística durante todos os dias, com ou sem os jogos da competição.

Contratação/Estréia de Nivaldo Prieto: Foi durante a disputa da Libertadores que o canal anunciou a contratação do narrador Nivaldo Prieto, que estava fora da TV desde o final de 2014 (quando deixou a Band). Nivaldo estreou na Libertadores transmitindo o exclusivo San Lorenzo 1x0 São Paulo, direto da Argentina, que contou com um pré-jogo e pós-jogo de horas de duração. Nivaldo também negociava com o Esporte Interativo, mas optou pela FOX após uma longa e arrastada negociação.

UEFA Europa League: O FOX Sports fez sua estréia nas competições da UEFA este ano. Começou com a UEFA Europa League, a 2ª competição mais importante do futebol europeu. A FOX adquiriu os direitos através de um sub-licenciamento da ESPN Brasil, que obteve os direitos exclusivos.

Renovação do Italiano, da Nascar e novos campeonatos: No início do ano, a FOX venceu uma batalha contra a ESPN e renovou os direitos da Serie A com exclusividade. Na época, a emissora tinha garantido que não iria sub-licenciar os direitos para nenhuma emissora, mas voltou atrás e divide suas transmissões com a ESPN. Para compor grade de programação, a FOX ainda comprou os direitos dos campeonatos belga e escocês. A FOX ainda anunciou a renovação dos direitos exclusivos da Nascar até 2021.

Chegadas da Bundesliga e da Liga BBVA: Entretanto, o grande impacto do ano foi a chegada de duas grandes ligas europeias ao canal. 2015/2016 marca a primeira temporada válida dos direitos da Bundesliga, que foram comprados com exclusividade há alguns anos e garante a competição até 2020. Entretanto, em uma troca com a ESPN Brasil, o canal abriu mão da exclusividade, mas recebeu os direitos sub-licenciados da Liga BBVA, e poderá transmitir o futebol espanhol até 2020. Por ora, a FOX tem as 4 maiores ligas europeias na programação.

Pela 1ª vez na Europa: Comemorando a chegada do Espanhol e do Alemão, a FOX embarcou para a Europa pela primeira vez em sua história e transmitiu os primeiros jogos das duas competições com equipe completa in loco. Gustavo Villani narrou a estréia da Bundesliga e Nivaldo Prieto a estréia da Liga BBVA. Além destes dois jogos, o canal aproveitou e transmitiu in loco o clássico inglês entre Manchester City e Chelsea. Em todas essas oportunidades, PVC foi o comentarista. Alguns meses depois, o FOX Sports voltou a Europa para realizar a cobertura especial do superclássico Real Madrid 0x4 Barcelona, com a narração de João Guilherme e comentários de Rodrigo Bueno, pelo Campeonato Espanhol.

Perda dos direitos do inglês: Entretanto, última afirmação acima pode ser controversa. O FOX Sports não quis fazer parceria e entrou sozinha na licitação pelos direitos da Premier League até 2017/2018, enfrentando ESPN e Esporte Interativo. Mas, a FOX perdeu a disputa dos direitos e a ESPN, que venceu a licitação, está procurando o E+I para uma nova parceria, deixando, por ora, a FOX sem os direitos do futebol inglês e fazendo da atual a sua última temporada.

Clima pesado com RMP (2): Após uma confusão no início do ano, Renato Maurício Prado aprontou novamente. O profissional ficou enfurecido com um suposto erro da equipe de seu programa que não avisou que o mesmo estava entrando no ar. Sobrou até para a equipe do "Central FOX". Após este acontecimento, seu programa passou, por várias semanas, a entrar mais tarde (23h) e passou a ser gravado. Coincidindo com a estréia de uma atração na rival ESPN ("Resenha ESPN"), RMP voltou a ter seu programa ao vivo, as 21h, sendo acompanhado de perto pela direção da emissora.

Nova grade de programação: No dia 12 de outubro, a FOX promoveu a estréia de uma nova grade de programação, com novos programas e foco no jornalismo ao vivo, assim como suas rivais. A programação ao vivo da FOX passou a começar as 11h, indo até 0h ao vivo na maior parte das vezes. Os programas "FOX Sports Rádio Night" e "FOX Para Todos" foram cancelados, e no lugar reestreou o "Boa Noite FOX" as segundas-feiras. O programa "Aqui com Benja" segue na grade de sábado, mas seu horário mudou para 0h. Além da nova programação, foram estreados novos cenários nos estúdios de São Paulo.

Liga Espanhola de Basquete: Após uma rápida passagem, com as poucas transmissões do basquete universitário norte-americano e do torneio intercontinental (perdido para o SporTV), o FOX Sports entra em sua terceira tentativa de investir no basquete, comprando os direitos da liga espanhola do Bandsports. Entretanto, por coincidir com a Nascar e o futebol europeu, poucos jogos tem sido mostrados ao vivo.

Lutas: A transmissão exclusiva dos eventos do Bellator e a transmissão de lutas válidas pelo conselho mundial de boxe deixaram o FOX Sports várias vezes na liderança dos canais esportivos em 2015.

Renovação dos torneios da Conmebol:  Após a "Traffic" ser envolvida no "Fifagate" (empresa que era responsável pelos direitos das competições sul-americanas), o FOX Sports resolveu procurar a Conmebol e renegociou seus direitos de suas competições diretamente com a entidade, sem nenhuma empresa para intermediar. Além de garantir a Libertadores, a Sul-Americana e a Recopa até 2018, a FOX ainda trouxe a Copa Libertadores Sub-20, a Copa Libertadores Feminina, a Copa Libertadores de Futsal e a Copa Libertadores de Clubes de Praia.

2016: Para 2016, devem se destacar no FOX Sports a cobertura intensa da próxima Libertadores, com a presença de 5 gigantes do futebol brasileiro. Também é para se atentar as novas contratações que a emissora estará fazendo para ajudar na supercobertura da Olimpíada Rio 2016.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Fabrício Carvalho

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.