Twitter lança campanha para Jogos Olímpicos #Rio2016



O Twitter anunciou nesta terça-feira (19) uma série de ações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecerão em agosto, dando a largada na campanha que conectará marcas, anunciantes, torcedores, turistas e atletas ao evento #Rio2016 com Tweets, Periscope, Vine, Moments, ferramentas de vídeo da plataforma e interações de conteúdos na TV.

Sendo o Brasil sede dos principais eventos do esporte, o Twitter tem atuado como ponte entre as pessoas e seus interesses em tempo real, sem filtro e de forma rápida. No país, 80% dos usuários da plataforma se interessam por esportes e um terço deste grupo é obcecado pelo tema. Eles usam o Twitter para interagir e se informar sobre as principais modalidades.

As conversas no Twitter têm sido cada vez mais intensas. Nos Jogos Olímpicos #Londres2012, foram compartilhados 150 milhões de Tweets no mundo inteiro, enquanto que na Copa do Mundo de 2014 esse número saltou para 672 milhões de Tweets. A expectativa para a #Rio2016 é quebrar esse recorde — só no primeiro trimestre deste ano, o volume de conversas sobre o evento já foi 2,5 maior na comparação com o do mesmo período de 2012, quando ocorreram os Jogos em Londres.

Na contagem regressiva de 100 dias para o início da Olimpíada do Rio, o Twitter reunirá, na semana que vem, os principais parceiros e anunciantes para o SportLab, iniciativa para dar uma visão de tudo o que as marcas e influenciadores digitais podem fazer dentro da plataforma durante os Jogos e futuros eventos esportivos.

A expectativa é trabalhar com 90% das marcas envolvidas em ações relativas aos Jogos. Mesmo marcas que não estejam oficialmente patrocinando o evento poderão usar a plataforma para entrar nas conversas que estejam acontecendo de maneira orgânica e interagir com as pessoas.

"Durante a Rio 2016, vamos conectar ao evento torcedores, atletas, enfim, todo o público. Qualquer evento da Olimpíada vai gerar conversa entre as pessoas que estão acompanhando aquele conteúdo na TV e as marcas podem se aproveitar disso. O Twitter, por ser público e em tempo real, é a melhor plataforma para falar sobre o que acontece na TV ao vivo", afirma Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina.

Carlos H. Moreira Jr, diretor-executivo de mídia do Twitter para a América Latina, destaca que, ao longo dos últimos 30 anos, houve uma evolução do universo de mídia. "A visão de mercado agora é muito mais sofisticada, é necessário trabalhar com todos os meios. Cada plataforma cumpre um papel distinto na conexão com sua audiência. É um paradigma para quem produz e distribui conteúdo em qualquer mercado, seja um atleta, um político ou uma emissora de TV", diz.

O Twitter focará as ações em três pilares durante os Jogos: 

Mídia: integração da plataforma com a TV.

Conteúdo: espaço para que as marcas se aproximem de influenciadores digitais por meio de interações em vídeo, com a Niche, empresa adquirida pelo Twitter que conecta milhares de produtores de conteúdo digital a empresas, agências de publicidade e marcas, e como amplificar a mensagem por meio da rede.

Insights: criação de um site onde as marcas terão acesso ao que está acontecendo no evento — um painel de controle com métricas, tipos de conteúdo discutidos e termômetro da discussão.

O Twitter promoverá ações para tornar a experiência da #Rio2016 muito mais interativa e viva. Algumas das integrações já foram confirmadas com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Comitê Rio 2016 e parceiros de mídia e influenciadores com direitos exclusivos de transmissão dos Jogos.

Projeção: Tweets do mundo inteiro serão projetados em lugares físicos do Rio de Janeiro.

Twitter Challenger: aplicativo que possibilitará aos atletas Tweetar com fotos, GIFs ou vídeos divertidos e criativos diretamente de suas contas sempre acompanhados de um desafio.

Twitter Buzz: um ônibus personalizado que circulará pelo Rio de Janeiro. O veículo contará com um contador de Tweets e janelas digitais que exibirão as principais mensagens compartilhadas na plataforma. As pessoas também poderão se conectar a uma rede de Internet sem fio disponibilizada pelo ônibus por meio do login na conta no Twitter, e haverá um espaço interno para sessões de perguntas e respostas com atletas e celebridades.

Mídia: parceiros com direitos exclusivos de transmissão do evento estarão integrados ao Twitter ao vivo no estúdio, onde apresentadores receberão informações sobre as tendências e hashtags mais comentadas. As pessoas também poderão optar por receber alertas do calendário esportivo por meio de uma integração com as emissoras e receber uma resposta automática com links relacionados ao tema.

Diferentes iniciativas com hashtags especiais deixarão os Jogos Olímpicos mais divertidos.

Quadro de Medalhas: o usuário que Tweetar com uma hashtag específica a ser definida receberá uma resposta automática com o quadro de medalhas e a classificação do Brasil nos Jogos em tempo real.

Twitter emojis: hashtags ativarão emojis de monumentos cariocas que reforçarão as caracteristicas da cidade.

Hashtags gigantes: estarão espalhadas em áreas de disputa dos Jogos para que as imagens possam viajar o mundo por meio das contas de turistas, atletas e da população local.

O Moments, ferramenta de curadoria do Twitter que busca os melhores Tweets todos os dias, também terá ações especiais sobre os Jogos em tempo real.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.