Com mais interação, Gauchão 2016 tem crescimento de audiência na RBS TV



O "Charmoso Gauchão", jargão do narrador e apresentador Paulo Brito, conquistou ainda mais o público na edição de 2016 na RBS TV e no GloboEsporte.com/rs. A audiência média de todos os jogos do campeonato na emissora foi de 23,9 pontos neste ano - cada ponto representa 14.972 domicílios na Grande Porto Alegre -, o que representou 47,9% de todos os telespectadores assistindo a um canal de televisão nas faixas em que as partidas foram exibidas.

Nos jogos das quartas-feiras, houve um crescimento de 12,6% de audiência (com média de 29,5 pontos e 50,0% de share) em relação aos jogos do campeonato em 2015. Nessas ocasiões, a RBS TV aumentou a participação entre os canais de televisão em 6,6%. Aos domingos, houve aumento de 4,5% de audiência (com média de 22,4 pontos e 47,0% de share).

Com atenção maior à abordagem de histórias humanas e à valorização de questões culturais e tradicionais do Rio Grande do Sul, a RBS TV ofereceu uma série de novidades na cobertura da competição em 2016: quadros e reportagens especiais, além de transmissões focadas em ressaltar as histórias de cada partida.

Musa do Gauchão e outras novidades
Um dos produtos de maior sucesso foi a Musa do Gauchão, exibição de ensaios, entrevistas e eleição da musa em parceria com o GloboEsporte.com/rs. Ao todo, foram 8.850.465 votos, quase 2,3 vezes maior do que em 2015.

Outras inovações contribuíram para o reforço do engajamento do público nesta edição: Prêmio Bucha (inspirado no Prêmio Puskas, foi realizada uma eleição rodada a rodada dos gols mais bonitos do Gauchão até a escolha do gol mais bonito da competição, o #PrêmioBucha, em parceria com o GloboEsporte.com/rs, Gaúcha e Zero Hora); Na Trave (apresentou os clubes do Gauchão por meio de uma competição de chutes na trave, desta vez, contando com auxílio de torcedores); Trovadores (reuniu personalidades da história do campeonato com o objetivo de contar casos curiosos e engraçados dos bastidores do futebol gaúcho); Atrás do Gol (trouxe as histórias do repórter da Gaúcha José Alberto Andrade sobre o Gauchão, vivenciadas atrás do gol); e Sala de Gauchão (com integrantes do Sala de Redação para debate e análise das rodadas do Estadual em parceria com a Gaúcha).

Além dos quadros, séries de reportagens contaram histórias de personagens, clubes e confrontos, como O Gauchão que Mudou Minha Vida (com ex-jogadores que ganharam fama graças ao campeonato) e Procura-se um Campeão (que resgatou a história de apogeu e queda de clubes que venceram o Gauchão há muito tempo e sumiram do mapa).

No GloboEsporte.com/rs, o programa semanal Central do Gauchão teve 184.313 visualizações, 52.471 a mais do que em 2015.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.