Narradora de futebol é alvo de insultos na Alemanha por ser escalada na Eurocopa; entenda



DA DEUTSCHE WELLE/FOLHA DE SÃO PAULO.

Claudia Neumann fez história na televisão alemã como a primeira mulher a narrar partidas de futebol masculino numa Eurocopa. Nesta edição do torneio, a jornalista esportiva foi a voz nas transmissões de País de Gales e Eslováquia e Itália e Suécia. Sua narração, no entanto, provocou críticas nas redes sociais, incluindo ameaças violentas.

Usuários das redes sociais enviaram e postaram vários comentários nos diversos sites e canais da emissora pública alemã ZDF, não para expressar queixas sobre o jogo, mas para criticar, humilhar e ameaçar a jornalista esportiva.

A escolha de Neumann parar narrar partidas da Eurocopa 2016 enfureceu inúmeros torcedores de futebol. Muitos postaram reclamações sobre sua "voz irritante", enquanto outros disseram que mulheres não deveriam narrar jogos de futebol masculino. Um usuário escreveu no Twitter: "As mulheres não devem narrar futebol masculino. Simplesmente não funciona. É irritante. Ponto."

A estreia de Neumann na Eurocopa foi em 11 de junho, na partida entre País de Gales e Eslováquia, vencida pelos galeses por 2 a 1, em Bordeaux. Após o jogo, telespectadores insultaram e atacaram a jornalista com citações misóginas e até ameaças de estupro.

As críticas aumentaram depois da segunda partida narrada por Neumann: a vitória por 1 a 0 da Itália contra a Suécia, na última sexta-feira (17), em Toulouse. Usuários postaram mensagens que iam desde críticas sobre erros na identificação de jogadores, sobre sua voz e até com insultos sexistas.

"Na ZDF tem uma mulher narrando o jogo de futebol. Agora só falta o papado e fazer baliza [estacionar de ré]", escreveu um usuário no Twitter. Um usuário chamou Neumann de lésbica, outro questionou se ela tinha autorização de sair da cozinha e outro disse que mulheres deveriam dar à luz bebês e não narrar partidas de futebol.

Neumann, que trabalha desde 1999 na redação de Esportes da ZDF, é também a primeira mulher a narrar na televisão alemã uma partida de uma Copa do Mundo - em 2011, no Mundial de futebol feminino, sediado na Alemanha.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.