Novo episódio de Heroes traz história da moradora de bairro violento em SP que criou projeto de corrida para as mulheres e crianças



A BBC Brasil estreia nesta semana novo episódio de Heroes (Heróis), série original de vídeo produzida para o serviço de notícias internacionais da BBC sobre os JogosOlímpicos Rio 2016. Heroes pode ser assistida no site, facebook e no canal de You Tube da BBC Brasil no link bbcbrasil.com e, a partir de 6 de agosto, no BBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – presente no Brasil e outros países.

Heroes apresenta incríveis trajetórias de cinco brasileiros que superaram grandes obstáculos por meio do esporte e que, agora, usam a atividade física para mudar vidas no Brasil. A trajetória da baiana Neide Silva, moradora do Capão Redondo, considerado o bairro mais violento de São Paulo, foi modificada pela corrida como esporte.

Correr diariamente, todas as manhãs, pelas ruas do Capão Redondo, ajudou a costureira Neide Silva se concentrar no esporte para superar, primeiro, a dor da trágica morte do marido. Logo, passou a ser seguida por mulheres do bairro. "As mulheres vieram até mim porque queriam o direito de fazer uma atividade física. Na comunidade, só os homens jogavam futebol e tinham acesso à prática esportiva". Assim nascia o projeto Vida Corrida.

O mais velho dos seus três filhos, Mark, ajudava a mãe viúva com as corridas. Pediu que ela incluísse no projeto crianças do bairro que, sem atividades após a escola, estavam vulneráveis à influencia do crime e do tráfico de drogas. "Eu disse que não tinha tempo", lembra Neide. Um ano depois, em setembro de 2000, Mark foi assaltado e assassinado por um menor de idade, de apenas 14 anos. "Eu decidi que ia ajudar essas crianças", disse Neide. Atualmente, o projetoatende a 200 adultos e 250 crianças e, segundo Neide, mais de 80% são do sexo feminino.  Ela, aos poucos, reduziu os trabalhos como costureira e hoje se dedica quase que exclusivamente à coordenação das atividades do Vida Corrida.

Cobertura bilíngue durante todo evento

A BBC Brasil levará ao mundo duas séries originais de vídeo produzidas para o serviço de notícias internacionais da BBC sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016. As séries Hidden Rio (Rio Escondido) e Heroes (Heróis) serão exibidas noBBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – e também por meio do serviço de notícias BBC World Service (canal de TV, facebook e canal do YouTube), em português, inglês e outros idiomas.

Além das séries especiais, os jornalistas da BBC Brasil, no Rio, farão cobertura bilíngue para o público brasileiro e para o serviço internacional de notícias da BBC revelando histórias exclusivas sobre o impacto dos jogos na cidade.

A Diretora de Redação da BBC Brasil, Silvia Salek, comenta: "Nosso objetivo tem sido produzir conteúdo interessante não apenas para brasileiros, mas também para uma audiência mundial. Para o público estrangeiro, oferecemos uma narrativa aprofundada do que significa, para o Brasil, receber os jogos, destacando dilemas e controvérsias, mas também histórias inspiradoras de brasileiros que vêm, de forma anônima, ajudando a mudar o país. São temas de apelo universal que também atraem nossa audiência no próprio Brasil".

A BBC Brasil oferece conteúdo multimídia em seu website bbcbrasil.com e também é fonte de notícias para os portais  UOL, MSN Brasil, IG, Terra, G1 e Folha. Os novos aplicativos da BBC Brasil estão disponíveis para os usuários de Android, iPhone e iPod touch, assim como para aparelhos da Série 40 da Nokia. A BBC Brasil é parte da BBC World Service.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.