Sem um grande piloto nacional como destaque, Globo garante que vai manter transmissões da F1



A aposentadoria do piloto Felipe Massa, anunciada nesta quinta-feira (1), não vai decretar o fim da F1 na Globo. A saída do único piloto brasileiro de destaque da competição de automobilismo, decisão que pegou muita gente de surpresa, não vai alterar as transmissões da modalidade na Globo. Pelo menos é isso que a emissora garante à coluna de Keila Jimenez, no R7.

Em queda de audiência, a F1 vem perdendo destaque na programação da emissora ano a ano, com o cancelamento da exibição de treinos das corridas (que a Globo sempre exibia) e escanteamento de provas ao vivo em detrimento de outros eventos que a rede considera mais importante.

Mas, mesmo assim, o evento que consagrou ídolos como Fittipaldi, Piquet e Senna segue sendo muito atrativo para o mercado anunciante, garantindo um bom faturamento.

Sendo assim, pelo menos por mais um ano, a Globo pretende exibir a F1 como de costume. Mesmo com a ausência de Massa. Muita gente acreditava que com esse desfalque a competição poderia abandonar de vez a tela da Globo para ficar apenas no SporTV (canal pago da Globosat), que já exibe as provas.

De todos os eventos esportivos exibidos da Globo, a F1 foi a que perdeu mais audiência ao longo dos anos.

Em 2005, quando o campeão foi Fernando Alonso, a média de audiência das corridas foi de 15,8 pontos de média. Em 2015, a média foi de 7,7 pontos. Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande SP.

E o problema não é só no Brasil. Os organizadores da categoria possuem números que confirmam o declínio mundial da modalidade na TV. De acordo com o site britânico F1 Fanatic, a audiência global da F1 perdeu um terço de seus espectadores entre 2008 e 2015.

Em números absolutos, isso significa a perda de uma plateia de 200 milhões pessoas no mundo.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.