Inspirada na Liga dos Campeões, Conmebol quer negociar TV da Libertadores dividida por país



A cúpula da Conmebol já se convenceu a mudar a forma de negociar os direitos de televisão da Libertadores no próximo contrato a ser válido a partir de 2019. Segundo o UOL Esporte, por Ricardo Perrone, em vez de vender tudo para uma emissora como a FOX, pretende fatiar os direitos e negociá-los por cada país interessado. Assim, repetiria o modelo da UEFA na Liga dos Campeões.

A negociação de direitos da Libertadores foi uma das principais fontes de corrupção na Conmebol, segundo a investigação do FBI. O Departamento de Estados dos EUA apontou que houve pagamento de propina a dirigentes da entidade para obtenção dos direitos de televisão e marketing da competição.

Uma das responsáveis pelo pagamento de suborno era justamente uma empresa em paraíso fiscal que tinha a Fox como acionista. A emissora nega que tivesse influência na gestão da companhia.

Mas, quando estourou o escândalo e três presidentes da Conmebol foram presos, o novo chefe Alejandro Dominguez decidiu fazer um novo contrato, desta vez, diretamente com a Fox Sports. Houve um reajuste de cerca de 30% e o valor chegou a US$ 175 milhões. Clubes tiveram aumentos de cotas em todas as fases.

No dia do sorteio da Libertadores, em 21 de dezembro, a cúpula da Conmebol conversou sobre o assunto e ficou combinado de que o novo ciclo teria direitos vendidos de forma fatiada. Desta forma, a UEFA explodiu os ganhos com direitos da Liga dos Campeões. Só que, para isso, a entidade europeia faz concorrência com envelopes fechados, o que nunca foi realizado pela Conmebol.

Um dos objetivos é tirar mais dinheiro do mercado brasileiro. Por isso, a Conmebol aumentou o número de times nacionais na competição. Até 2015, a Globo pagava valores baixos pela Libertadores, apesar dos altos ganhos.

Isso afeta os clubes que, em 2017, não terão reajuste de cotas para a Libertadores. A Conmebol tinha prometido divulgar os valores oficialmente, o que ainda não ocorreu.


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.