Globoesporte.com é destaque e leva nove prêmios no "Oscar" do design de notícias



A americana Society for News Design (SND), que premia anualmente os melhores projetos de design dos veículos jornalísticos do mundo, divulgou nesta segunda-feira o resultado da 16ª edição do Best of Digital Design, para trabalhos publicados em 2016. Cinco veículos brasileiros dividiram 19 Awards of Excellence, dentre os quais 12 tinham o esporte como tema.

Em ano de Olimpíada, parece algo normal, mas o evento não foi o único protagonista entre premiados. Campeonato Brasileiro, MMA e o acidente com o avião da Chapecoense também mereceram relevância pelos jurados do prêmio.

O Globoesporte.com ganhou nove prêmios para sete trabalhos diferentes. Destaque para os especiais Biotipo dos Atletas e Velas ao Vento, publicados em uma série especial do site para a Rio 2016, que faturaram menções em duas categorias diferentes. Também feita para o evento, outra reportagem vitoriosa foi a que mostrou detalhes de como um escritório de design desenvolveu a ideia da tocha Olímpica.

O infográfico A Luta Segundo a Segundo explorou cada detalhe do combate entre Anderson Silva e Michael Bisping, no UFC Fight Night, em fevereiro. Com animações e Gifs, é possível ver tudo o que levou o brasileiro à derrota. Estes mesmos recursos foram usados em junho, na Eurocopa, quando o técnico da Alemanha campeão do mundo, Joachim Löw, deu mostras de suas manias na lateral do campo. A reportagem bem-humorada que tentou explicar cientificamente os hábitos do treinador também foi premiada.

Em dezembro, uma análise profunda sobre dados do Campeonato Brasileiro numa página repleta de infográficos sobre os 20 times foi premiada pela SND. Também no fim do ano, foi publicado um especial consolidando as informações apuradas um mês após o acidente com o avião da Chapecoense. A Sociedade premiou a página que tinha infográficos, mapas e animações para explicar o que aconteceu com a aeronave desde antes de sua decolagem até o impacto.
O jornal O Globo ganhou quatro prêmios, sendo dois deles feitos na ocasião da Olimpíada, explicando detalhes das medalhas conquistadas pelo Brasil e segredos de 28 modalidades. Também foram premiados o Estadão (com três menções), gaúcho Zero Hora (com duas) e a Folha de S. Paulo (com uma).


Baixe o aplicativo para Smartphones e Tablets.
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso perfil no Twitter.
Compartilhe no Google Plus

Por Vevé Prado

Para entrar em contato com o editor - Email: midiaesportiva@hotmail.com / Celular e WhatsApp: (81)996331508.